Medicina Física e Reabilitação

 

Fisioterapia

Fisioterapeuta Jorge Oliveira

Através desta área, poderá usufruir de uma diversidade de tratamentos, tais como:
 
  • Tratamentos de Reeducação Postural (método de Cadeias Musculares)
  • Dores na coluna cervical, dorsal, lombar sagrada e coccígea,Problemas de Joelhos, Fibromialgia.
  • Fisioterapia Respiratória para crianças e adultos (método Guy Postiaux)
 
  • Fisioterapia neurológica (AVC, Parkinson, Paralisia facial Periférica)
  • Electroterapia, Trabalho de ginásio, crioterapia, calores humidos e outros.
 
 

Osteopatia

Osteopata Jorge Oliveira

 

A quem se destina a osteopatia?

A osteopatia pode ser aplicada a toda a gente, desde o recém-nascido até ao idoso, passando pelas grávidas e pelos atletas.
 

O que a osteopatia pode tratar?

O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois ele abrange todo o corpo humano. Esta pode tratar as doenças mais frequentes, nomeadamente ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também entorses, tendinites, epicondilites, ... Leia mais
 
 

Fisioterapia Respiratória

Fisioterapeuta Jorge Oliveira

 
A fisioterapia respiratória, ainda denominada pelos médicos por Cinesioterapia Respiratória, é aplicada em todas as idades, sendo que, devido às particularidades do seu aparelho respiratório, as crianças e bebés estão mais expostas a infecções respiratórias, que podem ter consequências graves para a função respiratória.
 
Diversas são as etiologias responsáveis pela acumulação de secreções. Nas crianças a fisioterapia respiratória aplica-se principalmente nas seguintes patologias: Bronquiolite, Bronquite, Fibrose quística, Síndrome de imobilidade ciliar, Pneumonia, Atelectasias, Pneumopatia, Infecções respiratórias, Rinite alérgica, Sinusite, Bronquiectasias e Asma Brônquica.
A fisioterapia respiratória visa a libertação das secreções que causa a obstrução das vias aéreas centrais e periféricas e a promoção da função respiratória normal de forma eficaz.
 
 

Kinesio Taping

Fisioterapeuta/Osteopata Jorge Oliveira

 
Um novo sistema de fitas adesivas, também conhecidas como tapes, atua sobre os diferentes recetores ao nível do sistema somatossensorial, auxiliando o tratamento e a prevenção de lesões.

O Kinesio Taping é inovador porque facilita o processo de regeneração do organismo, dando informação a músculos e outras estruturas e sistemas fisiológicos através dos seus recetores, auxiliando na sua normalização caso se encontrem disfuncionais sem restringir o seu movimento, promovendo assim um funcionamento normal.
 
O Kinesio Taping deve sempre ser utilizado dentro de uma lógica de tratamento de acordo com os objetivos estabelecidos pelo terapeuta. Por essa razão, é muito normal que possamos dirigirmo-nos, digamos assim, a uma lesão optando por intervencionar uma estrutura que à primeira vista não parece a estrutura lesionada, mas cuja disfunção possa estar a promover sintomas numa outra região.

Assim, é de fundamental importância que essa avaliação seja efetuada por um profissional com formação nesta técnica. Só ele pode decidir se aquele paciente ou atleta necessita de correções e quais as melhores técnicas para atingir os seus objetivos.